Sábado, 06 de Outubro de 2007

 

 

 

Jung mergulhava no seu próprio inconsciente e trazia à luz, aspectos que o ajudavam a entender o seu mundo e o dos seus pacientes.  Muitas vezes observou, nos sonhos e fantasias dos pacientes e nas suas próprias fantasias, que os temas eram recorrentes, cujas diferenças ficavam a cargo das experiências individuais de cada um, mas o cerne do tema era o mesmo.  Ao estudar mitologia entendeu que o mito é uma projecção do inconsciente colectivo e refez a história de muitos deuses e heróis da mitologia através de uma visão psicológica.  Viu no mito uma forma de expressão do inconsciente e passou a utilizá-los no entendimento das suas própria fantasias e sonhos, como também dos seus pacientes.

A grande busca de Jung consistia em conhecer a si mesmo e o significado da vida.  Nas suas pesquisas, percebeu que a psique trilha um único objectivo, que é o encontro com seu próprio centro, a unicidade, é o retorno do ego às suas origens.  Deu então a esse objectivo da vida psíquica o nome de Individuação, que não é repentino, mas sim,  apresenta-se  como um processo.

A motivação para a individuação é inata, porém o processo, em si, só se dá no confronto do consciente com o inconsciente, o que resulta num amadurecimento dos componentes da personalidade e na união destes numa síntese, como também na realização de um indivíduo único e inteiro.

O processo de individuação é o eixo da psicologia Junguiana .  É através dele que a pessoa vai se conhecendo, retirando suas máscaras, retirando as projecções lançadas anteriormente no mundo externo e integrando-as a si mesmo.  Não se trata de um processo fácil e simples, nem tampouco ocorre linearmente.  É um processo doloroso, difícil e ocorre num movimento circunvolutório direccionado a um novo centro psíquico, o Self.

fontes:

Adaptação de texto original de Vanilde Gerolim Portillo - Psicóloga Clínica- Pós-Graduada e Especialista Junguiana CRP 06/16672

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