Sexta-feira, 05 de Outubro de 2007

Jung salienta que o mérito da observação de que os arquétipos existem não lhe pertence e sim a PLATÃO, com o seu pensamento "de que a ideia é preexistente e supra-ordenada aos fenómenos em geral." Outros pensadores como ADOLF Bastian , evidenciam a ocorrência de certas ideias primordiais...” e outros, mais tarde, como DÜRKHEIM , HUBERT e MAUSS "que falam de "categorias" próprias da fantasia" e ainda Hermam USENER que reconhece "a pré-formação inconsciente na figura de um pensamento inconsciente"

A contribuição de Jung  dá-se, entretanto, nas provas que ele obteve: os arquétipos existem e aparecem sem influência de captação externa. De acordo com Jung esta constatação "significa nada menos do que a presença, em cada psique, de disposições vivas inconscientes, e, nem por isso menos activas, de formas ou ideias em sentido platónico que instintivamente pré-formam e influenciam seu pensar, sentir e agir."

Alguns arquétipos foram amplamente enfatizados por Jung , pois permeiam o desenvolvimento da personalidade e invariavelmente estão bem próximo de nós, no nosso dia-a-dia e são mobilizados, pela psique, tão logo surja uma situação típica. (...).

Com o desenvolvimento da consciência, o ser humano, que é gregário por natureza, necessita desenvolver algumas características básicas para a adaptação social em contraste com seus instintos animalescos. É a persona o arquétipo desta adaptação.

O nome vem da antiga máscara usada no teatro grego para representar esse ou aquele papel de uma personagem numa peça e tem, para Jung , o mesmo sentido, ou seja; persona é a máscara ou fachada aparente do indivíduo exibida de maneira a facilitar a comunicação com o seu mundo externo, com a sociedade onde vive e de acordo com os papéis dele exigidos. O objectivo principal é o de ser aceito pelo grupo social a que pertence.

fontes:

adaptado de texto original de Vanilde Gerolim Portillo - Psicóloga Clínica- Pós-Graduada e Especialista Junguiana CRP 06/16672

  http://www.portaldapsique.com.br

          http://www.portaldomarketing.com.br

 

 



publicado por Sou às 23:53
mais sobre mim
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
2009

2008

2007

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO